top of page
  • Foto do escritorLeonardo de Sena

ocê sabe o que é a Segurança do Trabalho e quais são os benefícios desse setor para a sua empresa?

Entenda melhor a respeito agora mesmo.


 

O que é a Segurança do Trabalho

Você sabe o que é a Segurança do Trabalho e como isso pode ajudar você e a sua empresa a trabalharem em um ambiente muito mais agradável e seguro? Caso não tenha plena consciência do assunto, este artigo é para você!

O assunto de Segurança do Trabalho vem sendo cada vez mais falado, afinal, além de obrigatório, já foi comprovado que o investimento nessa área traz uma série de benefícios para a corporação.

Quer entender melhor sobre a Segurança do trabalho e como ela pode trazer benefícios à operação? Fique atento a este artigo.



O que é a Segurança do Trabalho

Saber o que é a Segurança do Trabalho é imprescindível, mesmo que você não seja o gestor ou tenha outro cargo de gerência na corporação.

A Segurança do Trabalho nada mais é do que um conjunto de normas, medidas, atividades e ações preventivas, as quais são desenvolvidas para assegurar e melhorar a segurança no ambiente de trabalho.

Seu objetivo é proteger a integridade física dos colaboradores, evitando acidentes e doenças ocupacionais que possam surgir por conta do trabalho.

O papel da área de Segurança do Trabalho dentro de uma empresa é analisar os fatores que podem ser os agentes causadores dessas doenças e acidentes de trabalho.

Sendo assim, com esses profissionais de Segurança do Trabalho é possível promover aos colaboradores uma operação muito mais segura, saudável e, consequentemente, agradável.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde ocupacional tem por responsabilidade promover melhores condições de trabalho, bem como maior higiene ambiental.

O que diz a legislação

Existem diversas normas que regulamentam a ST (Segurança do Trabalho), sendo que todas elas são descritas na Portaria n.º 3.214/1978 do Ministério do Trabalho.

São 37 Normas Regulamentadoras (NR), que descrevem como devem ser os procedimentos para agregar mais saúde e segurança para todos os envolvidos com a empresa.

Além disso, a legislação também prevê multas e sanções para aquelas empresas que não aplicarem o que está previsto em lei. Caso você não saiba, as ações de Segurança do Trabalho são obrigatórias.

O que, para muitos, era considerado um luxo na operação, hoje é lei. Sendo assim, as empresas devem saber o que é a Segurança do Trabalho, bem como seus próprios colaboradores (assim eles também ficam por dentro de seus direitos).

Vale ressaltar que a Segurança do Trabalho vai muito além de EPIs (Equipamentos Individuais de Proteção), sendo que todas as ações são bem mais complexas e necessitam de um profissional envolvido.

Quais são os benefícios da Segurança do Trabalho

Agora que você sabe o que é a Segurança do Trabalho, quais seriam os benefícios de aplicar as medidas dentro do ambiente corporativo?

Na verdade, as vantagens da ST acontecem de forma direta e indireta. Veja quais são as principais delas:

  • Menos acidentes

  • Menos doenças ocupacionais

  • Menos custo com paralisação de operação por acidentes

  • Menos funcionários afastados

  • Maior produtividade

  • Empresa mais organizada devida a reestruturação para atender as NRs

  • Ambiente de trabalho mais agradável


Conheça a Guruseg Franchising

A Guruseg Franchising é uma empresa focada na Segurança e Saúde do Trabalho, prestando uma série de serviços para ajudar as corporações a se manterem dentro de todas as normas de ST.

Além disso, traz as soluções de forma mais estratégica para que a empresa se beneficie com a Segurança do Trabalho.

Agora que você sabe o que é a Segurança do Trabalho e seus benefícios, entenda como tudo isso funciona na prática com a Guruseg Franchising. Acesse o site e entre em contato.



1 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page