top of page
  • Foto do escritorLeonardo de Sena

Você sabe o que é DDS e como isso pode ajudar na segurança e saúde de todos os seus colaboradores.

DDS Diálogo Diário de Segurança do Trabalho na sua Empresa.


 

DDS Diálogo Diário de Segurança do Trabalho

Você sabe o que é DDS e como isso pode ajudar a aumentar consideravelmente a Segurança do Trabalho na sua empresa? Poucos minutos no dia do trabalhador podem trazer resultados muito positivos.

Tudo que envolve Segurança e Saúde no Trabalho está sendo cada vez mais explorado no ambiente corporativo, pois, além de trazer mais segurança para os colaboradores, traz benefícios para a própria empresa também.

Neste artigo você vai entender melhor do que se trata o DDS, como ele acontece, sua importância e, claro, uma super dica no final para saber qual é a melhor forma de trazer isso para prática.



DDS: o que é

Mas, primeiramente, o que é DDS? É a sigla para Diálogo Diário de Segurança do Trabalho.

E, na verdade, nada mais é do que um Diálogo que acontece entre o supervisor de segurança e os colaboradores. Normalmente ocorre em fábricas e setores operacionais.

Isso porque há maiores riscos atrelados a esses setores, então a prática de DDS é uma forma de sempre manter os colaboradores em alerta.

No Diálogo Diário de Segurança são abordados temas que envolvem segurança e saúde, sempre de uma forma bem simples e prática, para que qualquer colaborador compreenda a mensagem de forma clara e aplicável.



Qual é a importância

A importância do DDS fica bem clara a partir de sua definição, não é mesmo? O objetivo dessa conversa é conscientizar os colaboradores para que respeitem todas as medidas de segurança.

Não adianta que uma empresa coloque em prática todas as Normas Regulamentadoras se os próprios funcionários não colaborarem para que tudo ocorra da forma mais segura possível.

O DDS entra como uma maneira de conscientização disso tudo, fazendo com que empresa e colaboradores lutem por uma mesma coisa, que é a segurança.

Além disso, o Diário de Segurança do Trabalho também é um momento para instruir todos os funcionários a usarem adequadamente os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e, também, os EPCs (Equipamentos de Proteção Comunitária).

Como implementar

E como fazer um DDS na sua empresa? Essas reuniões são, normalmente, informáveis e acontecem como primeira atividade do dia.

Pode ser feito dentro de uma sala ou até mesmo em uma roda de colaboradores, em que o supervisor de Segurança do Trabalho irá conduzir o diálogo.

Cada dia é abordado um tema diferente e, dentre eles, o uso de EPIs, como foi falado anteriormente.

Não necessariamente precisa ser algo totalmente direcionado à operação. A escolha do tema é livre e o importante é agregar na segurança e saúde do colaborador em algum sentido.

O DDS costuma acontecer entre 5 e 15 minutos, sendo uma reunião bem rápida.

A dica é sempre trazer algo que os colaboradores possam participar, pois isso ajuda a manter a atenção na mensagem que está sendo dada naquele momento.



Conheça a Guruseg Franchising

A Guruseg Franchising é uma empresa que atua na área de Segurança e Saúde do Trabalho. Sendo uma das maiores do mercado, trabalha com diversos serviços para ajudar as empresas a se enquadrarem nas normativas.

Além disso, oferece cursos, tanto presenciais quanto à distância, para aperfeiçoar os profissionais das companhias às normas e estratégias de Saúde e Segurança.

Se você está em busca de uma empresa mais segura e que preza pelo bem estar dos colaboradores, com certeza deve investir em agências para ajudar nessa caminhada.

Além de poder ajudar com o próprio DDS Diálogo Diário de Segurança do Trabalho, o portfólio de serviços é completo. Não deixe de ficar por dentro de tudo, acesse o site da Guruseg Franchising e confira.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page