top of page
  • Foto do escritorLeonardo de Sena

Você sabe quais são as principais ações para agregar mais Segurança no Trabalho para a sua empresa?

Confira agora mesmo o que pode ser feito.



 

Segurança no Trabalho: as Principais Ações a Serem Tomadas

As empresas estão cada vez mais em busca de ações e soluções para investir na Segurança no Trabalho. Isso porque, além de muitas coisas serem obrigatórias, apostar na segurança e saúde do trabalhador traz diversos benefícios.

Porém, muitos empreendimentos ainda não sabem muito bem por onde começar. Vale ressaltar que todo tipo de negócio deve se preocupar com essas questões, estando sujeitos às multas e sanções.

Neste artigo você vai ficar por dentro das principais medidas que podem ser tomadas para que a sua empresa crie uma cultura mais forte de Segurança do Trabalho.

Segurança no Trabalho: Normas Regulamentadoras

Primeiramente, para investir em Segurança no Trabalho é necessário saber o que está na lei.

Cada tipo de empresa e cada atividade exercida deve seguir o que consta nas Normas Regulamentadoras, um documento que disserta sobre como as coisas devem ser feitas para se enquadrarem na lei.

Esse estudo não é simples, por isso recomenda-se a ajuda de um profissional para saber quais são todas as obrigações que ainda não estão sendo cumpridas pela equipe.



Avaliação de riscos

A avaliação de riscos faz parte de uma das obrigações, porém, isso não é algo que deve ser feito apenas para dizer que a empresa está cumprindo com o seu papel.

Fazer uma avaliação dos possíveis riscos de forma adequada e minuciosa não somente irá agregar muito mais segurança para todos os colaboradores e para a empresa em si.

Fazer toda essa análise irá ajudar a entender como estão acontecendo as atividades, como tudo pode ser otimizado e pode até mesmo ajudar na organização dos setores.

Por isso, explore ao máximo a avaliação de riscos para agregar mais Segurança no Trabalho. Tanto os colaboradores quanto a empresa serão muito beneficiados nisso tudo.

Inspeção

Após fazer o relatório de risco e avaliar os pormenores da operação, é essencial que as inspeções sejam feitas regularmente para assegurar que tudo está acontecendo da forma com que deveria.

Essa inspeção também pode englobar, por exemplo, a manutenção de máquinas e equipamentos, pois isso também está relacionado com riscos e acidentes.

Para ajudar, o ideal é que haja uma documentação padrão para fazer essas inspeções, seja em um formulário impresso ou diretamente por celular/tablet.

Os dados da inspeção devem ser avaliados e, se necessário, medidas devem ser tomadas para aumentar a Segurança no Trabalho.

Aplicar metodologias de gestão

A Segurança no Trabalho, como dito anteriormente, vai muito além de agregar a segurança para o trabalhador.

Como acaba sendo uma área muito expansiva, também pode ser utilizada para a organização e definição de estrutura em uma empresa.

Uma das principais ações que podem ser realizadas é justamente aplicar as metodologias de gestão para agregar maior segurança.

Tudo está conectado. Uma boa gestão será capaz de usufruir ao máximo dos benefícios que a Segurança e Saúde do Trabalho podem proporcionar aos funcionários e a empresa.

Por isso, trate a área de segurança com seriedade e aplique os conceitos de gestão para otimizar todo o processo.



Contar com profissionais

Dentre as ações que podem ser tomadas na Segurança no Trabalho, a principal delas é que tudo seja realizado por profissionais devidamente qualificados.

Caso a sua empresa já tenha um setor de Segurança, o ideal é que os profissionais façam cursos, treinamentos ou até mesmo consultoria com outros profissionais mais experientes no ramo.

Se você deseja agregar o máximo de Segurança no Trabalho para você, seus colaboradores e para a empresa, não deixe de conhecer os serviços da Guruseg Franchising, uma das empresas mais renomadas no Brasil.


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page