top of page
  • Foto do escritorLeonardo de Sena

Você sabe quais são os principais benefícios da Segurança do Trabalho?

Descubra se realmente será necessário investir em SST na sua empresa.




 

Benefícios da Segurança do Trabalho

Será que realmente vale a pena investir em SST (Segurança e Saúde do Trabalho)? Caso você ainda esteja com esse questionamento, conhecer os principais benefícios da Segurança do Trabalho pode ajudar.

Primeiramente, vale ressaltar que muitas coisas envolvendo Segurança e Saúde do Trabalho constam na legislação. Quando não cumpridas, o empregador está sujeito à multa e sanções.

Porém, neste artigo vamos explorar além da obrigatoriedade, pois existem muitas vantagens ao realmente investir e se dedicar a esse setor dentro de uma empresa. Confira quais são os principais benefícios a seguir.

Benefícios da Segurança do Trabalho: Redução de acidentes

Impossível falar sobre os benefícios da Segurança do Trabalho sem citar a redução de acidentes.

Afinal, uma das maiores premissas da Segurança e Saúde do Trabalho é promover ao trabalhador um ambiente muito mais seguro para exercer sua função.

Ao instaurar planos de segurança, os índices de acidentes irão reduzir consideravelmente. Isso envolve desde pequenos acidentes até os mais graves (e até mesmo fatais).

Por isso, qualquer empresa deve elaborar um plano de ação para reduzir a probabilidade de acontecer qualquer coisa. Os números de redução de acidentes irão mostrar como a Segurança do Trabalho faz a diferença no dia a dia operacional.



Revisão de processos

A partir do momento que a empresa se dedica a incluir a Segurança do Trabalho na cultura da corporação, todos os processos serão devidamente revisados para que os possíveis pontos de perigo sejam identificados.

Nesse sentido, uma revisão do ambiente/função pode ir muito além dos benefícios da Segurança do Trabalho, pois pode ajudar a empresa a ter uma visão mais clara sobre como as coisas estão acontecendo de fato.

Empresas estratégicas utilizaram dessa revisão de processos para investir em melhorias e até mesmo a otimização desses mesmos processos.

Organização da empresa

Para que as técnicas de Segurança e Saúde sejam devidamente aplicadas é necessário, muitas vezes, fazer a reestruturação da organização da empresa.

Muitos pensam que Segurança do Trabalho é apenas dar EPIs (Equipamento de Proteção Individual) aos colaboradores, mas vai muito além disso.

É realizado todo um estudo e planos de ação são elaborados. Isso irá ajudar a promover mais segurança, mas, também, ajudará a organizar a corporação como um todo.

A partir daí, a empresa usufrui de todos os benefícios de ter um ambiente de trabalho, bem como funções e atribuições, devidamente organizados.

Aumento da produtividade

Dentre os benefícios da Segurança do Trabalho, também podemos citar a produtividade.

A partir do momento que uma empresa se encontra estruturada, organizada e que possua um ambiente seguro, naturalmente a operação fluirá muito melhor.

Além disso, estando em um ambiente de trabalho mais seguro, os colaboradores também se tornarão mais produtivos de modo geral.

Então, na verdade, a Segurança e Saúde do Trabalho também ajuda na saúde da empresa como um todo.



Menos custos

E, por fim, investir em SST significa reduzir os custos. Além de não ser penalizado com multas e sanções, a operação seguirá sem maiores problemas, como os acidentes.

Um acidente pode paralisar toda a operação por tempo indeterminado, além do subsequente afastamento do colaborador. Tudo isso custa muito para uma empresa e será evitado ao apostar na Segurança e Saúde do Trabalho.

A SST não é um tema fácil e possui diversas vertentes, por isso que o recomendado é contar com a ajuda de profissionais para estabelecer processos, realizar vistorias e assim por diante.

Se você deseja conhecer os benefícios da Segurança do Trabalho na prática, não deixe de entrar em contato com a Guruseg Franchising, uma das empresas mais bem conceituadas de SST no mercado.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page