top of page
  • Foto do escritorLeonardo de Sena

Você sabe qual é a importância do Diálogo Diário de Segurança para uma empresa?

Entenda agora mesmo o porquê de apostar nesse diálogo diário.



 

DDS: confira a importância do Diálogo Diário de Segurança

Você sabe qual é a importância do Diálogo Diário de Segurança para a sua empresa? Caso o setor de segurança do trabalho ainda não realize o DDS, saiba que está perdendo uma grande ferramenta para agregar maior segurança.

Os assuntos relacionados à SST (Saúde e Segurança do Trabalho) estão cada vez mais comuns, afinal, além de obrigatórios, eles também agregam muitos benefícios – tanto para a empresa quanto para os próprios colaboradores.

Ou seja, é o melhor dos dois mundos! Nesse cenário, o DDS é uma das ações que podem ser feitas. Entenda agora mesmo como funciona e como você pode incrementar o Diálogo Diário de Segurança na sua empresa.

Qual é a importância do Diálogo Diário de Segurança

Antes de saber a importância do Diálogo Diário de Segurança, é importante entender o que é DDS.

DDS nada mais é do que uma reunião diária que dura entre 5 e 15 minutos entre os colaboradores (normalmente da parte da indústria e operação) e o supervisor de Saúde e Segurança. Veja o porquê desses poucos minutos serem tão importantes:

Trazer conceitos de SST

Dentre os objetivos do DDS, trazer conceitos sobre Saúde e Segurança do trabalhador é um dos principais.

Essa conversa pode ser a respeito de assuntos variados, mas que agregam de alguma maneira nos protocolos de segurança. De nada adianta a empresa seguir tudo o que consta na lei, se os colaboradores não sabem da importância disso.

O DDS irá justamente ajudar que todos os funcionários se tornem mais conscientes sobre o assunto.

Momento casual entre os colaboradores

Além disso, o DDS também é um momento informal e casual entre os colaboradores. Isso acaba sendo uma ótima forma de começar o dia, principalmente quando o supervisor é uma pessoa agradável e que traz boas mensagens.

Um pequeno discurso mostrando como cada um ali é importante pode gerar um ambiente muito mais gostoso de se trabalhar e isso é excelente para todos os envolvidos.

Promove diálogos entre os funcionários

O DDS dá mais liberdade para os colaboradores e o intuito é que eles participem, principalmente falando sobre questões de saúde e segurança que a empresa deixa a desejar.

Reforço da cultura de SST

O DDS é diário, sendo assim, aos poucos a importância de SST vai fazendo parte da cultura da empresa, até que se torne algo muito sólido.

Reduz acidentes e doenças ocupacionais

A partir do momento que os colaboradores têm consciência de SST, o número de acidentes reduz consideravelmente.

Como implementar o DDS

Agora que você sabe da importância do Diálogo Diário de Segurança, como implementar na sua empresa?

A reunião é breve, como já dito, e pode ser feita em uma sala ou até mesmo com todos de pé, em um círculo.

Cada dia o supervisor trará um assunto diferente e pertinente que agregará de alguma forma na saúde e segurança de todos os envolvidos.

O ideal é que seja a primeira atividade do dia. Vale ressaltar que é importante dar espaço de fala para os funcionários.



Tenha ajuda de profissionais

Apesar de simples, o DDS e outras medidas de Saúde e Segurança do Trabalho são mais complexas do que parecem.

Por isso, o ideal é que tudo seja realizado com apoio de profissionais especialistas nessa área. Caso sua empresa já tenha um supervisor de SST, é essencial capacitá-lo cada vez mais.

Agora que você já sabe da importância do Diálogo Diário de Segurança, que tal investir na SST com os melhores do mercado? Conheça a Guruseg Franchising, acesse o site agora mesmo e entre em contato.



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page